Essa postura requer um cuidado no alinhamento e uso correto e intenso de vários músculos que muitas vezes não estão naturalmente fortes, como dos ombros, costas e abdômen. Portanto, todo cuidado é necessário para que não tenha lesões nas articulações de punhos, cotovelos e ombros e, também, na lombar.
A força nos membros superiores e no abdômen será conquistada e construída com o tempo, portanto paciência com seu corpo e disciplina para praticar diariamente.
Uma opção bem interessante para você conquistar essa força nos membros superiores é fazer o uso dos bloquinhos de yoga, como mostrado na foto do meio. Assim seu corpo vai entendendo que altura deve estar do chão ao fazer essa postura.
Cotovelos sempre 90° com o chão, ombros distantes das orelhas ativando os músculos da cintura escapular, abdômen ativo para manter o alinhamento do corpo criando uma linha imaginária entre a coroa da cabeça e os calcanhare.
Detalhe muito importante: ao fazer chaturanga Dandasana não vamos até o chão para transacionar a outras posturas, cotovelos flexionam até 90° e daí faz a transição.
Benefícios: melhora a postura pois fortalece musculatura das costas, prepara o corpo para realizar as tão sonhadas invertidas.
Comments